Ergonomia e produtividade

Confira como foi a 2° palestra  de Ergonomia e Produtividade

Confira como foi a 2° palestra de Ergonomia e Produtividade

No último dia 26 de Abril a USE Móveis realizou a 2° palestra sobre Ergonomia e Produtividade, que aconteceu na cidade de Anápolis – GO. A Drª Cristiane Nonemacher, fisioterapeuta e especialista em saúde no trabalho e ergonomista da distribuidora de cadeiras Cavaletti, palestrou para profissionais da área da saúde do trabalho, engenheiros e arquitetos.

Com o objetivo de levar à conscientização sobre a influência da ergonomia na saúde ocupacional, Cristiane deu informações e dicas valiosas no evento, frisando que ergonomia tem relação direta com o bem estar psíquico. “Hoje o processo cognitivo dentro do ambiente de trabalho têm adoecido as pessoas e não são somente os fatores físicos, temos também um fator muito relevante quando falamos de ergonomia e produtividade, que são os fatores psicológicos”, relata Cristiane.

E não é para menos que o número de pessoas com lesões provocadas por movimentos contra indicados ou postura incorreta cresce a cada dia nos consultórios médicos. A dor ciática - ciatalgia - pode ser considerada um dos sintomas com maior número de queixas. Além de fadigas, sono ruim, pernas inchadas, entre outros. É uma realidade que os empregadores têm de estar atentos.

Quando o trabalhador permanece muito tempo parado em seu posto de trabalho, é gerado um déficit circulatório, assim como quem que trabalha em pé, e isso acontece porque não há uma circulação sanguínea adequada. Ambientes muito quentes, com altos ruídos, escuros ou muito claros e sujos são fatores de risco. A consequência da união desses problemas compromete a capacidade de concentração, o que leva a uma queda de produtividade, sem falar no risco de acidentes de trabalho ou até mesmo o desenvolvimento de uma lesão por esforço repetitivo, a famosa LER.

Quando as empresas trabalham com programas de ergonomia bem estruturados há um ganho de aproximadamente 20% de produtividade. Um ambiente adequado, com harmonia de cores, iluminação correta, com baixos ruídos, limpo, com a temperatura ideal, cadeiras e mesas adequadas ao usuário, sem dúvidas, trará um ganho em produtividade.

Inúmeros fatores interferem na ergonomia, no conforto e na produtividade do trabalhador. Por esse motivo são necessários postos de trabalhos dinâmicos para romper com esses fatores. O ideal é que o trabalhador fique na posição sentada, em casos que a pessoa trabalha em pé é essencial que se tenha assentos para descanso durante as pausas, que devem ser respeitadas. É importante que o empregador atente-se a todas essas questões, já que também estão previstas nas leis trabalhistas.

As cadeiras devem ser ajustáveis à altura do trabalhador e de acordo com a função exercida, ou seja, possuir regulagem de altura. A base do assento tem de ser reta com borda frontal arredondada e o encosto deve possuir uma forma levemente adaptada ao corpo para a proteção da região lombar, atendendo às curvaturas do corpo e, sobretudo, serem estofadas. As mesas também precisam ter bordas arredondas, com espaço total que permita a movimentação do colaborador, além de permitir uma boa visualização de acordo com a postura. É importante procurar móveis corporativos que atendam às normas da ABNT que regem as questões ergonômicas.

O desafio de implantar os fatores ergonômicos no ambiente corporativo é uma atitude nobre do empregador, e que garante resultados positivos na saúde dos seus colaboradores e principalmente contribui para o aumento da produtividade do negócio. Conheça o mobiliário ergonomicamente correto da USE Móveis e transforme seu negócio. Entre em contato agora mesmo!

 62 3576 1883

Um dos momentos mais esperados do evento foi o sorteio de uma cadeira de escritório, que foi vencido por Fernanda Fernandes, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), da Clínica Radiológica de Anápolis (CRA). Fernanda posa com a equipe da USE e a palestrante Cristiane.
Participantes do evento ganharam kits de brindes oferecidos pela USE!

NOSSOS CLIENTES

Youtube Instagram Facebook