Certificações e Premiações
A Use Móveis produz toda as suas linhas de móveis para escritório oferecendo aos seus clientes produtos ergonomicamente corretos, com qualidade e praticidade, proporcionando soluções para ambientes de trabalho através do planejamento e desenvolvimento de produtos padronizados. A indústria conta com o empenho de aproximadamente 200 colaboradores, que se distribuem entre as mais diversas áreas: consultores, engenheiros, projetistas, montadores, marceneiros, serralheiros, motoristas e muitas outras. Garantia, qualidade, projetos personalizados, entregas pontuais e assistência técnica são alguns dos valores incorporados ao atendimento personalizado oferecido pela USE.
Desde seu surgimento, valores como Qualidade, Saúde, Segurança e Consciência Ambiental e Social estiveram presentes em todas as pautas da USE Móveis. Buscando a excelência, o reconhecimento e a divulgação de suas práticas de gestão, em 2010 iniciou-se o projeto Gestão de Excelência através da certificação do Sistema de Gestão, assumindo publicamente compromissos (Política Integrada) com o respeito e a preocupação com o meio ambiente e a sociedade através da prevenção da poluição; a disseminação da ética e a cidadania, promovendo a igualdade de direitos, sem distinção de gênero e raça, não sendo permitida qualquer prática discriminatória; e a capacitação contínua de seus colaboradores, para que as atividades sejam desenvolvidas com qualidade, segurança e responsabilidade socioambiental. Tudo isso porque para a USE Móveis qualidade é fazer certo da primeira vez.
GESTÃO FLORESTAL – SELO FSC – Sistema de Cadeia de Custódia
FSC – é uma sigla em inglês para a palavra Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, em português.
Criado como o resultado de uma iniciativa para a conservação ambiental e desenvolvimento sustentável das florestas do mundo inteiro. Seu objetivo é difundir o uso racional da floresta, garantindo sua existência no longo prazo. Garantia de origem: Ao comprar de produtores certificados, a empresa sabe que a origem da madeira que está consumindo
provém de uma floresta bem manejada e, portanto, não está contribuindo para a exploração predatória dos recursos florestais. A certificação da cadeia de custódia exige o rastreamento da mesma desde sua colheita até a comercialização do produto acabado, pronto para o consumidor final. Quando se identifica o selo FSC no produto, sabe-se que a floresta da qual ele é oriundo está sendo explorada de acordo com todas as leis vigentes e de forma correta do ponto de vista ecológico, social e econômico. A certificação da cadeia de custódia permite colocar o selo do FSC no produto final.
RÓTULO ECOLÓGICO ABNT
Este certificado leva em consideração o ciclo de vida dos produtos, objetivando a redução de impactos negativos causados no meio ambiente em todas as etapas do ciclo de vida destes produtos: extração de recursos, fabricação, distribuição, utilização e
descarte. O Rótulo Ecológico ABNT visa a estimular a procura e oferta de produtos e serviços ambientalmente responsáveis, garantindo ao consumidor a confiabilidade nas informações. Promove a redução de desperdícios e otimização dos processos.
ISO 9001 ABNT NBR – Sistema de Gestão da Qualidade
AISO 9001 é um sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de process os , maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado.
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.
“A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade concebido para empresas melhorarem seu desempenho.”
Por se tratar de um sistema internacional criado pela ISO (International Organization for Standardization), que é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suiça com o propósito de desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo, é uma ferramenta que pode ser adotada por qualquer empresa, de qualquer porte e por isso é a norma mais conhecida e adotada em todo o mundo pelas empresas de sucesso.
PRODUTO – ABNT NBR 16671:2018 Certificado de cadeira escolar
Esta Norma estabelece os requisitos mínimos dimensionais, de ergonomia, estabilidade, resistência, durabilidade e segurança, e os métodos de ensaio para cadeiras escolares. Requisitos ergonômicos – inclinação de assento e encosto, curvatura do encosto, raio de arredondamento do assento, distanciamento e ângulo da prancheta, altura adequada do encosto para o encaixe nas costas do aluno. Requisitos dimensionais – altura do assento, altura final do encosto, altura da superfície de trabalho, dimensões da área útil da superfície de trabalho, largura e profundidade do assento.
Requisitos de estabilidade – ensaios de tombamento lateral, frontal e posterior. Requisitos de resistência – resistência a carga estática, ao impacto e à fadiga.
PRODUTO – ABNT NBR 13964:2003 Certificado divisória tipo painel
Esta Norma especifica as características físicas e dimensionais e classifica as divisórias tipo painel para escritório, bem como estabelece os métodos para a determinação da estabilidade e resistência de divisórias tipo painel para escritório. Requisitos mecânicos – resistência a impactos em vários pontos, conforme ensaios orientados pela norma, resistência ao tombamento frontal e lateral.
PRODUTO – ABNT NBR 16031:2012 Certificado Assentos Múltiplos
Esta Norma especifica as dimensões, métodos de ensaio e requisitos que determinam a resistência, durabilidade estrutural e estabilidade de todos os tipos de assentos múltiplos conjugados, que não são fixados ao piso e/ou paredes de forma permanente.
Requisitos mecânicos – resistência a impactos, cargas estáticas, durabilidade dos assentos e encostos, resistência ao tombamento. Requisitos dimensionais – dimensões de largura, profundidade e altura.
PRODUTO – ABNT NBR 13967:2011 Certificado Sistema de estação de trabalho
Esta Norma especifica as características físicas e dimensionais, e classifica estação de trabalho para escritório em que se predominam atividades de produção e execução de tarefas, incluindo os requisitos mecânicos de segurança e ergonômicos, bem como define os métodos de ensaio para atendimento destes requisitos.
Requisitos mecânicos – resistência a fadiga sob aplicação horizontal e vertical, estabilidade sob aplicação de carga.
Requisitos ergonômicos – altura adequada ao uso, espaço livre sob a superfície para acomodação das pernas dou usuário, conformidade das bordas de contato com usuário.
PRODUTO – ABNT NBR 13966:2008 Certificado Mesas
Esta Norma especifica as dimensões de mesas de escritório de uso geral, inclusive mesas de reuniões, os requisitos mecânicos, de segurança e ergonômicos para mesas de escritório, bem como define os métodos de ensaio para o atendimento destes requisitos. Os ensaios aplicam-se a móveis completos e prontos para o uso.
PRODUTO – ABNT NBR 13961:2010 Certificado Armários
Asseguram as características desejáveis de produtos e serviços, como qualidade, segurança, confiabilidade, eficiência, intercambiabilidade, bem como respeito ambiental. Certificação é um processo no qual é avaliado se determinado produto atende às normas técnicas. Esta avaliação se baseia em auditorias no processo produtivo, na coleta e em ensaios de amostras. O resultado satisfatório destas atividades leva à concessão da certificação e ao direito ao uso da Marca de Conformidade ABN Tem seus produtos.
Diferente dos laudos e relatórios de ensaios, que servem para demonstrar que determinada amostra atende ou não uma norma técnica, a Certificação serve para garantir que a produção é controlada e que os produtos estão atendendo as normas técnicas continuamente.
Tecnicamente, garante a conformidade, qualidade e segurança, elevando o nível de produtos e serviços, reduzindo perdas e melhorando a gestão do processo produtivo.
PRODUTO – ABNT NBR 15786:2010 Certificado Móveis para teleatendimento, call center e telemarketing
Esta Norma especifica as características físicas, dimensionais e ergonômicas dos móveis de teleatendimento e os métodos de ensaio para a determinação de estabilidade, resistência e durabilidade dos móveis.
Requisitos mecânicos – resistência sob aplicação de força horizontal e vertical, estabilidade, resistência ao tombamento.
Requisitos dimensionais e ergonômicos – dimensões gerais da bancada, altura e profundidade, espaço livre para pernas do usuário, conformidade das bordas de contato com usuário.
NR 17
Visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos usuários dos móveis, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
O atendimento à esta norma proporciona ao usuário condições de boa postura, visualização e operação e devem atender a requisitos mínimos de altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com características dimensionais que possibilitem posicionamento e movimentação adequados dos segmentos corporais e aos seguintes requisitos mínimos de conforto.
LAUDOS DE PINTURAS
Garantem a qualidade e durabilidade das superfícies pintadas. Diferente do certicado, nossos laudos ensaiam os produtos além dos requisitos mínimos das normas, por exemplo, a norma prevê como requisito mínimo de aceitabilidade ‘X’, e os nossos laudos possuem resultados ‘2X’. Desta forma, podemos comprovar que os produtos oferecidos tem qualidade e durabilidade além do requisito mínimo da norma.
– Laudo de exposição à névoa salina (peças metálicas)
O teste de nevoa salina (Salt Spray) é uma simulação dos efeitos de uma atmosfera salinizada em metais. O teste de névoa salina é amplamente aceito como uma ferramenta para avaliação da uniformidade na espessura e porosidade de revestimentos metálicos, sendo um dos ensaios mais aplicados para determinar a resistência a corrosão. No ensaio de névoa salina é reproduzido condições climáticas diferentes (Névoa Salina, Secagem Natural, Secagem Forçada e Umidade Saturada), que associadas através de programas específicos, permitem simular incontáveis condições ambientais com efeitos acelerados de degradação.
– Laudo de exposição à atmosfera úmida saturada (peças metálicas)
O teste de nevoa salina (Salt Spray) é uma simulação dos efeitos da umidade atmosférica em metais, que gera a corrosão de metais, decomposição revestimentos, e desintegra estruturas. Este ensaio simula uma condição extrema de umidade, porém sem poluição ou sais, e ao final, avalia a situação da pela metálica após a exposição à umidade. As condições no interior da câmara podem variar de 95% a 100% de umidade relativa do ar.
– Laudo de exposição ao dióxido de enxofre (peças metálicas)
O teste consiste em uma mistura de ar úmido contendo dióxido de enxofre que produz rapidamente uma corrosão visível em muitos metais cuja forma se assemelha a corrosão em ambientes industriais. O teste simula uma espécie de ambiente poluído. Os grandes centros urbanos e a aglomeração de indústrias produzem uma atmosfera agressiva aos metais. Nestes locais a umidade do ar aliada ao gás anidrido sulfuroso (SO2) oriundos da queima de combustíveis com derivados de enxofre pode gerar ácido sulfúrico. Desta forma pode-se afirmar a alta agressividade do ambiente. Descontinuidades na película ou até mesmo a permeação faz com que o meio agressivo atinja o metal base e inicie a corrosão em revestimentos resistentes a corrosão. Muitas vezes a combinação do Gás SO2 com alta umidade deteriora a própria tinta
– Laudo de aderência da tinta na superfície (peças metálicas)
Nos ensaios de aderência, é medido a tensão de ruptura da tinta aplicada na peça metálica, bem como a natureza e a ocorrência da falha, qual o critério de aceitação confiável para garantir cada um dos sistemas de pintura onde, é o descascamento zero. Trata-se de medir o nível de aderência da tinta baseia-se em riscar a peça metálica, e medir se haverá descascamento da tinta. Quanto menor o destacamento de tinta, melhor a aderência.
– Laudo de medição da espessura da camada de tinta (peças metálicas)
Um dos fatores de maior importância para o bom desempenho da pintura é o preparo da superfície. O teste de aderência mede o grau de limpeza da superfície, a tinta e a espessura do sistema de pintura, em função da agressividade do ambiente. Quanto melhor o preparo da superfície e quanto maior a espessura, mais duradoura será a proteção que o sistema de pintura oferecerá ao aço.
– Laudo de ensaio em superfícies pintadas (pintura na madeira)
Indica características e métodos do acabamento e proteção das superfícies de moveis de madeira pintadas, contra os efeitos provocados por agentes que possam causar danos com: umidade, luz UV, temperatura, risco, impacto, abrasão, produtos de limpeza e líquidos em geral.